A NOSSA MISSÃO

A FUNDAÇÃO JOANA SIMÕES ALPUY assume por fim a recuperação de objectos litúrgicos, de arte sacra, de paramentaria e outros objectos com interesse artístico ou de suporte da devoção cristã, que estejam no circuito comercial a fim de destiná-los ao culto Católico.

Ao destinar ao culto católico está a garantir-se que as obras de arte em causa são recuperadas, expostas ao público – independentemente do seu credo – a título gratuito, divulgadas para todos os interessados, incluindo turistas e cidadãos anónimos que, fora do culto, não teriam acesso a tais obras.

Os objectos cuja recuperação se projecta são, principalmente, os feitos de metais nobres e preciosos: âmbulas, galhetas, cálices, corporais, patenas, crucifixos, ostensórios, etc.

Pretendem-se também recuperar pinturas, frescos, óleos e esculturas sacras. Ir-se-ão privilegiar autores portugueses de modo a divulgar os nomes nacionais associados à arte sacra.

Além do resgate mencionado, a Fundação ambiciona assegurar a custódia diligente dessa arte promovendo o seu restauro, catalogação, exposição pública apropriada e a formação conveniente à sua interpretação, posse e fruição.

Fundação Joana Simões Alpuy